MagzNetwork

O Centro de Juventude de São Vicente realizou nos dias 27 e 28 de Março uma formação sobre Saúde da Mulher, enquadrada nas atividades comemorativas do dia da Mulher Caboverdiana, cujos objetivos focam no papel da mulher, como educadora par na temática da saúde, empoderando-as para que possam participar ativamente nas suas associações e comunidades.
A formação decorreu na sala de formação do CEJ-SV, teve a participação de 14 jovens mulheres líderes associativas, das comunidades de Ribeira de Vinha, Ribeira do calhau, Calhau, Norte de Baia e diversas zonas da cidade do Mindelo.
Durante dois dias trabalhamos temas relacionadas a saúde da mulher como:
1  -Importância da Nutrição/ alimentação saudável na prevenção de doenças na mulher (desenvolvida pela nutricionista Dra. Milene, do Centro de Saúde da bela Vista)
2  - Educação pelos pares (desenvolvida pela psicóloga do CEJ-SV, Dra. Maria do Carmo)
   -Saúde Sexual e Reprodutiva: Infeções Sexualmente Transmissíveis (desenvolvida pela psicóloga do CEJ-SV, Maria do Carmo)
   -Saúde Sexual e Reprodutiva: Planeamento Familiar (desenvolvida pela psicóloga do CEJ-SV, Dra. Maria do Carmo)
5  -Prevenção da Anemia na Mulher: doenças relacionadas com a anemia (desenvolvida pelo médico do Banco de Sangue do Hospital Dr. Baptista de Sousa Dr. Paulo)
   -Prevenção do câncer da mama, ovário e do útero, vertente comportamental para a mudança comportamental da mulher (desenvolvida pela psicóloga do CEJ-SV, Dra. Maria do Carmo)
                                   
Na segunda fase iremos trabalhar no sentido das formandas, desenvolvem atividades voltadas para as suas comunidades, enquanto educadoras pares sob orientação da equipa do CEJ-SV. A formação foi desenvolvida em parceria com Delegacia de Saúde de São Vicente e o Hospital Baptista de Sousa.


https://www.facebook.com/centrojuventude.saovicente

0 comentários

Enviar um comentário