MagzNetwork


A formação de SPSS – Módulo Base foi um projecto elaborado pelo Centro de Juventude de São Vicente em concertação com Nélida Conceição Fortes, Licenciada em Sociologia, que veio a ser a responsável por ministrar as referidas aulas de SPSS.
O curso teve início a 6 de Julho de 2010 e terminou a 2 de Agosto de 2010, completando uma carga horária de 33 horas e foi dirigido a 10 estudantes universitários em que participaram duas Mestres e 8 licenciados (as).
O SPSS (Statistical Package for the Social Science) consiste numa ferramenta informática de tratamento e análise de dados com a qual se explora a informação recolhida sob as mais diversas formas (do básico ao avançado) e nas mais diversas áreas de estudo, desde as ciências sociais e naturais à economia, marketing, saúde, etc.
O domínio do SPSS nos dias de hoje constitui um diferencial de grande relevância no momento de realizar investigações ou na busca de empregos em instituições que trabalham com dados estatísticos, questionários etc.


Assim sendo o objectivo deste projecto foi de colaborar para o conhecimento dessa ferramenta tão importante actualmente, tanto para trabalhos de investigação, como na realização de estatísticas nacionais, contribuindo ao mesmo tempo, para facilitar o trabalho de investigação dos estudantes permitindo-lhes obter resultados de forma mais rápida e precisa.
De entre os conteúdos trabalhados fez-se a construção de uma base de dados, análise de frequência, cruzamento de variáveis, exploração de variáveis, cálculo e recodificação de variáveis, selecção de casos, construção de gráficos, modificação dos dados do Output através da edição de tabelas e gráficos, importação de dados para o Spss, exportação de dados do Spss, leitura e interpretação dos resultados das tabelas e gráficos, entre outros.


Com esta formação conseguimos os seguintes resultados:
1. Fornecer condições para a aprendizagem geral e básica do SPSS.
2. Dotar os participantes de conhecimentos sobre o funcionamento e estrutura do SPSS e fornecer competências para a realização de análises estatísticas e produção de gráficos.
3. Dar a conhecer alguns conceitos de Análise Exploratória de Dados e Estatística Descritiva.
4. Fomentar uma análise crítica dos resultados produzidos no programa SPSS.
Os participantes saíram da formação com uma mais-valia e foi para nós uma satisfação contribuir para dotar os nossos jovens de mais conhecimento que certamente lhes servirá na vida profissional futura.

0 comentários

Enviar um comentário