MagzNetwork

Actividades 5 Dezembro

Publicada por CEJ-SV | 06:40 | 0 comentários »

O Centro de Juventude de São Vicente, em parceria com a Liga das Associações Juvenis, Nações Unidas, Programa Nacional do Voluntariado, Voluntários das Nações Unidas, e Plataforma das ONG´s, realizou várias actividades de cariz social, ambiental e cultural, para comemorar o dia Internacional do Voluntariado, este ano sob o lema “Sou Voluntário ao Serviço do Meio Ambiente”.

Iniciamos as actividades no dia 4 de Dezembro, com uma visita guiada ao Parque Natural do Monte Verde, com objectivo de sensibilizar os jovens da importância de conhecer e preservar as plantas endémicas existentes no parque.
Neste mesmo dia no fim da tarde, realizamos uma actividade cultural no Centro Cultural do Mindelo, com o objectivo de promover o intercâmbio entre os jovens bem como a recolha de donativos (géneros alimentícios), que irá ser revertido a famílias carenciadas de São Vicente.

A actividade contou com a presença de muitos jovens, com actuações de grupos de música e dança de referência dos jovens, uma passagem de modelo organizada por uma jovem voluntária do CEJ, retratando o Voluntariado e o Meio Ambiente nas passagens, também os voluntários organizaram e apresentaram uma peça de teatro, alertando aos jovens de alguns males que os afectam nomeadamente a delinquência juvenil.

No dia 6 de Dezembro no período de manha, foi realizada uma visita guiada a ETAR (Estação de Tratamento Aguas Residuais) e ao perímetro agrícola (Chã de Holanda), para observarmos a forma como é usada essa água.

Depois seguimos visita a lixeira da Ribeira de Julião, onde constatamos as péssimas condições e o não tratamento adequado do lixo, seguido de uma palestra, destacando a necessidade de consumirmos menos, para minimizar o desgaste ambiental.

A visita continuou ao Vulcão do Calhau, com o objectivo de observarmos a extracção massiva e desorganizada da jorra, sensibilizando acerca do impacto que esse acto tem para o ambiente.

Por fim visitamos a estrada Calhau- Norte de Baia, acompanha de uma campanha de limpeza na estrada.

Fim da visita consta vários riscos que a acção humana está a trazer ao meio ambiente, reforçando sempre a atitude que os jovens e a população devem ter em prol da preservação do meio ambiente.
Fim do dia era a nossa alegria, não só pelo sucesso da actividade, mas também pelo facto de conseguirmos angariar muitos quilos de alimentos que irá ajudar várias famílias.

O Voluntariado em São Vicente foi comemorado, mais uma vez em grande, o nosso agradecimento aos parceiros e a todas as pessoas que juntos deram a sua contribuição para fazer feliz várias famílias.

0 comentários

Enviar um comentário