MagzNetwork

O Município da Ribeira Brava, ilha de São Nicolau, acolheu o primeiro Centro em Movimento da Zona Norte, durante os dias, 19, 20, 21,e 22 de Agosto de 2008.

Cem jovens voluntários provenientes dos centros de juventude da zona norte, designadamente, da Ribeira Grande, Porto Novo, São Vicente, Tarrafal de São Nicolau e Ribeira Brava, estiveram reunidos com o objectivo de levá-los a cooperarem e intercambiarem experiências e conhecimentos, adoptarem atitudes positivas e outros valores, mas também conhecer uma ilha diferente e criar novas amizades.

O programa intitulava, um conjunto de actividades desde, visitas as principais localidades da ilha, caminhada ao Monte Gordo, campanha de limpeza, convívio, rádio praça entre outras.


As actividades em si, iniciaram-se no dia 19 de Agosto, no período de manhã com uma visita ao Caleijão, onde visitamos o «Fomento da Pecuária», que tem como actividade a produção de ração e ainda a manutenção e expansão das respectivas raças.

Durante a visita, tivemos com o técnico da «Fomento» que nos deu breves considerações gerais, respondendo algumas questões colocadas pelos jovens presentes.

Depois de conhecer-mos a zona do Caleijão, partimos para o Porto da Preguiça, a visita foi orientada pelo coordenador do centro de juventude da Ribeira Brava, que nos abordou um pouco da historia da zona bem como a importância do porto para o desenvolvimento da ilha.


Também deslocamos até a Praça Cónego Bonças, onde realizamos a cerimónia de abertura com actividades como: dança, peça teatral «VIH/SIDA», perguntas dirigidas ao público sendo premiados com T-SHIRTS do Centro em Movimento, marcada pela presença dos excelentíssimos Senhores, Presidente da Câmara Municipal da Vila da Ribeira Brava, Senhor Américo Nascimento e o Ministro Adjunto da Juventude e Desporto, Senhor Sidónio Monteiro com um breve discurso dirigido aos jovens e a população local.



Realizamos actividades na escola na parte de manhã e de tarde, como campanha de limpeza no complexo escolar da Chanzinha, depois realizamos actividades desportivas, com torneios de futebolim feminino e masculino, vitória para o centro do Porto Novo no masculino e Ribeira Brava no feminino

De um modo geral, conseguimos alcançar os objectivos preconizados para o intercâmbio juvenil, o alojamento e a alimentação foram bons, apenas alguns constrangimentos a nível da deslocação (transporte). Ficamos com uma visão bastante vasta da ilha, conhecemos um pouco a sua cultura, a sua gente entre outras.

0 comentários

Enviar um comentário