MagzNetwork

Informações

Publicada por CEJ-SV | 05:23 | 0 comentários »

No âmbito da cooperação entre o Sistema das Nações Unidas e o Governo de Cabo Verde, foi criado em 1997, o projecto “ Centro de Aconselhamento para a Juventude” Assim, no quadro do 3º Programa-País do UNFPA, 1996-2000,o Governo de Cabo Verde viu iniciado o processo de assistência nesta matéria. O projecto que deveria funcionar de 1997 a 2000, viu o seu prazo de intervenção alargado, contando, primeiro com o suporte financeiro do UNFPA e depois do Governo do Grão-ducado de Luxemburgo, até Setembro de 2004.

O Centro de Informação e Aconselhamento para a Juventude (CIAJ) de São Vicente, foi inaugurado a 10 de Julho de 1998 e, numa primeira fase, no quadro de suas actividades, procurou aglutinar jovens sobre questões atinentes à orientação escolar e profissional, actividades de informação, educação e comunicação e de forma particular, e mais tarde, em matéria de saúde dos adolescentes que, por sua vez, se inscreve na saúde sexual e reprodutiva.

De acordo com os responsáveis da DGJ (Direcção Geral da Juventude) a mudança de designação de CIAJ para CEJ (Centro de Juventude) deveu-se fundamentalmente aos bons resultados conseguidos pelos 4 Centros iniciais e pela necessidade de tornar os Centros multi-funcionais, introduzindo novas valências como as novas tecnologias de informação, a formação e orientação profissional, a ocupação dos tempos livres no quadro de uma intervenção integrada e sistémica. O Centro de Juventude passou a partir de Janeiro de 2005 a contar com orçamento de funcionamento próprio.

0 comentários

Enviar um comentário