MagzNetwork

O Centro de Juventude de São Vicente, em parceria com a Liga das Associações Juvenis de São Vicente, Delegacia de Saúde, Verdefam, Comando da Primeira Região Militar, Shell, esteve mais uma vez envolvido junto dos parceiros e os voluntários de São Vicente, em mais um festival Baía das Gatas, cumprindo a nobre missão de envolver o público, na luta contra os males sociais, destacando a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas e na promoção de comportamentos saudáveis.

O CEJ-SV, já é um espaço de referência no festival, por isso, não deixaríamos de prestar esse serviço ao público, que anualmente conta com a nossa presença, no que toca a área de saúde sexual reprodutiva em paralelo com a prevenção do álcool e das outras drogas durante o festival.



Essa actividade de sensibilização e prevenção teve como objectivo primordial, diminuir a propagação e disseminação do vírus HIV SIDA, bem como a diminuição do consumo do álcool e das outras drogas durante o festival.

Durante os três dias do festival, trabalhamos com voluntários nas tendas e com as actividades pontuais de terreno, cerca de 1378 indivíduos, aderiram ao serviço à procura de preservativos e material informativo, por conseguinte, distribuímos no total de 4.134 preservativos, número esse, que consideramos positivo, na medida em que tivemos alguns constrangimentos, no que toca as condições meteorológicas, que colmatou com a interrupção do festival durante a noite de sábado, dia em que temos vindo a constatar anualmente maior adesão, com as chuvas a adesão foi baixa.

Distribuição por Sexo:

Dos 1378, que aderiram ao serviço a procura de preservativos, 13% são do sexo feminino e 87% do sexo masculino, mais uma vez os homens aderiram mais que as mulheres.


Distribuição por faixa etária:

A faixa etária que mais aderiu foi o dos jovens com idade compreendida entre os 20 a 25 anos, numa percentagem de 35%; em segundo lugar os da faixa etária dos 15 a 20 anos, os jovens como sempre são os que mais procuram o preservativo durante o festival.

Período do Dia

A noite como sempre, é o período onde atinge o pico, o número de pessoas que vão a procura do preservativo aumenta, representando 52%; a tarde também se registou uma boa adesão das pessoas, numa percentagem de 40% e o período de manhã é o que registamos menos adesão das pessoas em cerca de 8%.

Graças ao engajamento de todos e principalmente o desempenho dos voluntários conseguimos, mais uma vez alcançar os nossos objectivos, disponibilizamos durante os três dias um serviço, onde as pessoas podiam informar e preservar a sua saúde.

O nosso obrigado aos nossos parceiros que nos ajudaram a levar avante este projecto, que essa parceria continua a trazer frutos em nome do voluntariado mindelense.

0 comentários

Enviar um comentário