MagzNetwork

O Centro de Juventude de São Vicente, foi inaugurada a 10 de Julho de 1998, e desde dessa altura os jovens passaram a beneficiarem de um espaço próprio, onde possam debaterem as suas ideias, capaz de dar respostas as suas necessidades e traçar estratégias de intervenção, capazes de corresponder as reais expectativas e interesses dos jovens.

Propomos um modelo de intervenção que visa, fomentar uma juventude saudável, através de programas que envolvem qualquer jovem independentemente da raça, idade, religião ou motivação.

O CEJ/ SV dispõe, de um conjunto de programas criadas para os jovens, que são as seguintes:

· Programa do Voluntariado Juvenil: esse programa tem com objectivo, desenvolver nos jovens o espírito de voluntariado, engajando cada vez mais no exercício da sua cidadania, contribuindo assim para o desenvolvimento social do país. Esse programa é desenvolvido através de: intercâmbios juvenis, momentos de convívio, workshops, fóruns a nível local, noutras ilhas e ainda a nível internacional, dando aos jovens a oportunidade de afirmarem num grupo, que luta por causas nobres, que é o grupo de Voluntários de São Vicente, sob o lema “Nôs e um Só”.

· Disponibilizamos de um banco de dados de voluntários actualizado, em que actualmente ronda os 135 voluntários, sendo a maioria activos. Trabalhamos activamente na promoção de um voluntariado organizado, capaz de moldar um voluntário responsável, com potencialidades de exercer a sua cidadania, através de actividades como: rodas de conversa, palestras, fóruns, formações entre outras.

· Programa de Formação Profissional em Portugal, nos últimos três anos cerca 21 jovens de São Vicente, foram contemplados, com bolsas de estudos e estão a frequentar formações em áreas importantes como: o turismo, controlo de qualidade, tecnologias avançada, animação cultural entre outras.

· Desenvolvemos formações profissionais a nível local, a destacar: formação de Culinária Dinâmica no restaurante Sodad, Recepcionista, Mesa e Bar, Actividade Geradora de Rendimento, Empreendedorismo Feminino.

· Formação de Informática, reciclagem, renda e bordados, artes e ofícios.

· Em 2009, dez jovens beneficiaram de cartas de condução.

· Vários jovens também já beneficiaram de bolsas de estudos para o ensino secundário e superior num total de 12 sendo (3 em 2007; 07 em 2008 e 2 em 2009).

· Formações em áreas como: liderança, associativismo juvenil, voluntariado.

· Em 2008 enviamos, um representante de Cabo Verde, para o final do campeonato de Língua Portuguesa em Portugal, um concurso que foi transmitido em directo na SIC.

· 2007, São Vicente também foi merecedor de um momento, que foi a realização do 3º Festival Internacional de Juventude, com a total participação dos jovens nacionais e internacionais, durante todo o mês de Julho, com um programa bastante sugestivo para os jovens envolvendo, actividades: desportivas, culturais, sociais, artísticas, educativas, voluntariado entre outras.

· 2009, também foi um ano importante para o CEJ SV, uma vez que fazemos parte de um projecto Internacional (financiado pela União Europeia), denominado Open Minds, cujo objectivo é promover a interculturalidade e o intercâmbio entre jovens/voluntários de Cabo Verde, Portugal, Espanha e Argentina, através de deslocações a estes países e um jogo intercultural entre os povos via Internet. O CEJ SV em Junho de 2009 (1º fase do projecto), recebeu os jovens provenientes destes países, cuja experiência foi bastante gratificante, devido a riqueza do programa que desenvolvemos durante uma semana, a destacar a feira da juventude no Centro Cultural do Mindelo, noite cultural, Workshop de voluntariado e juventude. Em Outubro de 2009 os jovens de São Vicente juntamente com os de Portugal e Espanha deslocaram a Argentina para a realização 2ª fase do projecto e em Março de 2010, será realizado a ultima fase do projecto, que será em Portugal e Espanha com a participação de cinco jovens de São Vicente.

· Anualmente o CEJ SV está presente, no festival Baía das Gatas, actuando na saúde sexual dos jovens, com duas tendas e uma equipa organizada de voluntários que desenvolvem um trabalho de mérito durante o festival.

· Em Novembro de 2009 vamos arrancar com três formações uma na área do Empreendedorismo, outra no Atendimento Secretariado e Vendas e Associativismo Juvenil.

· Desenvolvemos projectos de Actividades Geradoras de Rendimento, com fortes possibilidades de contemplar dois jovens um feminino e outro masculino, um valor de 200 contos para a criação do auto emprego;

Inovações:

O Centro de Juventude de São Vicente, para continuar a dar respostas as necessidades dos jovens e com demandas cada vez maior, criou o seu Gabinete de Psicologia, desde de Janeiro de 2008, com uma psicóloga a tempo inteiro, que tem vindo a desenvolver um trabalho importante nessa área.

Serviços que o gabinete oferece aos jovens:

· Atendimento personalizado aos jovens;

· Projectos que visa promover a saúde sexual e reprodutiva dos jovens através de: distribuição gratuita de preservativos, palestras, debates, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, marchas de sensibilização, projecção e reflexão de filmes, concursos, tendas de saúde, rádio praça; formações;

· Orientação Vocacional e Profissional (inserção social dos jovens);

· Apoio aos estudantes na elaboração de trabalhos escolares, nomeadamente no esclarecimento de dúvidas, acesso a bibliografia e realização de algumas entrevistas escolares;

· Criação de um grupo de apoio, com o objectivo de criar um espaço próprio para os jovens que necessitam de um apoio de foro emocional e psicológico;

· Desenvolvemos também uma intervenção virada a comunidade como forma de fazer face a problemáticas que afectam a camada juvenil, sendo os nossos principais focos de atenção: as toxicodependências, as infecções sexualmente transmissíveis, o alcoolismo e a delinquência juvenil (nas escolas do ensino básico, alfabetização, associações juvenis entre outras).

· Realizamos e participamos em grandes campanhas locais e nacionais como: campanha de doacção de sangue, campanha contra dengue, saúde sexual dos jovens, campanhas de limpeza, preservação de tartarugas.

· Parceiro directo da equipa de coordenação e organização da 1ª feira de profissões em São Vicente em Abril de 2009;

Desenvolvemos uma parceria forte com a Liga das Associações Juvenis de São Vicente, que funciona no Centro de Juventude, outras instituições de caris social como: a FCS, Gabinete de Acção Social, Delegacia de Saúde de São Vicente, Cruz vermelha, através do voluntariado juvenil.

Serviço de psicologia

2008

2009

Distribuição de preservativos

23.246

Preservativos

Distribuição de preservativos

18.129 Preservativos

Actividades de sensibilização

35

Actividades de sensibilização

26

Atendimento personalizado (consultas)

186

Atendimento personalizado (consultas)

105

Acompanhamento clínico de 22 casos com atendimentos semanais (avaliação, diagnóstico e intervenção)

Perspectivas Futuras:

Pretendemos criar um gabinete clínico, para dar consulta gratuita aos jovens e voluntários mais desfavorecidos;

Criar um banco de emprego, através de parcerias com as empresas, inserindo jovens no mercado laboral;

Explorar mais áreas de formação profissional;

Alargar o grupo de voluntários para outras faixas etárias;

Criar mais auto emprego/jovens mais empreendedores;

Criação de um centro de excelência em Artes a nível de São Vicente

Serviços do CEJ SV

2007

2008

2009

Bolseiros formação Profissional em Portugal

5

6

10

Informática

36

42

35 CEJ-SV

12 Telecentro de São Pedro

Empreendedorismo Feminino

26

16 CEJ – SV

11 Telecentro São Pedro

Mesa e Bar

30

25

-----------

Culinária Dinâmica

----------

20

-----------

Recepcionista

15

16

-----------

Reciclagem

10

12

--------

Actividade Geradora de Rendimento

15

16

15

Cartas de Condução

-----------

---------------

10

Bolsas de estudo no ensino secundário e superior

4

7

2

Manutenção de Equipamentos Informáticos

-----

15

6

Atendimento e Secretariado

-------

15

15

Empreendedorismo

-------

15

15

Lideres de Associações Juvenis

20

15

15

São Vicente 12 de Novembro de 2009

O Coordenador do CEJ/SV

Manuel Lopes Fortes

0 comentários

Enviar um comentário