MagzNetwork


No dia 6 de Janeiro de 2012, realizou-se pela 09h30, na Gabinete da Psicóloga e Orientação Vocacional do CEJ-SV a primeira reunião de concertação do ano de 2012 entre a Direcção do CEJ e o Staff dos voluntários, com os seguintes objectivos:
Sendo o primeiro Balanço das actividades, potencialidades, constrangimentos do ano 2011 permitindo averiguar as possíveis soluções, e o segundo a elaboração do plano estratégico de 2012.

A sessão iniciou-se com o coordenador do CEJ agradecendo a presença de todos. Segundo ele o plano de actividades de 2011 foi concluído na íntegra devido ao espírito de equipa e dinamismo de Staff do Centro e dos Voluntários.

Evidenciou que a Culinária continuará a ser uma das apostas do CEJ-SV, visto que este tem sido aproveitado pelos formandos, como sendo uma saída profissional, bem como a Carta de Condução, a Formação de Informática, Inglês e Voluntariado como potenciais desafios do plano 2012.

No decorrer da reunião foi apontada várias contribuições, nomeadamente a do Andrew que salientou a importância da Formação em Gestão de Projectos e Criação de Pequenos Negócios e de um Clube de Negócios que será constituído pelos formandos beneficiados pelo mesmo, como forma de responder a problemática do desemprego.

O Presidente da Liga das Associações Juvenis de São Vicente (Helmer) sugeriu a elaboração de um Plano quadrimestral (Janeiro a Abril), mediantes as áreas de intervenção que são Formações, Intercâmbios, Actividades Descentralizadas e Culturais, Desporto e Lazer, Voluntariado, Educação para Cidadania, Comunicação e Informação em que este foi aprovado por todos.

Segundo ele, o CEJ deveria apostar nas actividades de tempos livres (ATL) aproveitando os formandos que beneficiaram da formação promovida pela ALTAIR, em Outubro de 2011 transformando-lhe numa mais-valia, como também aproveitar as parcerias com as outras Instituições que trabalham e promovam o Voluntariado em concertação com o CEJ, executar actividades dinâmicas nessas mesmas.


Apontou a importância da implementação do programa de voluntariado no CEJ, de acordo com o número de horas e da qualidade do serviço de voluntariado prestado, permitindo assim o acesso ao passaporte do voluntário.

Segundo a Psicóloga Maria do Carmo, deveria-se articular o programa Bo Ki Ta Dicidi nos projectos da LAJUV-SV, de forma a facilitar o acesso aos líderes associativos, para melhor identificação do público-alvo. Neste âmbito o Coordenador Manuel Fortes interviu reforçando que o projecto ainda carece de mais recursos.
A psicóloga referiu que deveria-se apostar na formação de voluntariado em áreas específicas, tendo como ponto de partida o projecto de voluntariado na pediatria.

A Tatiana sugeriu que deveria-se criar parcerias com as livrarias, bibliotecas para melhor aquisição de livros, permitindo assim o reforço da biblioteca do CEJ.
Após recolhida todos os subsídios passou-se a calendarização dos mesmos.

Em relação as Formações que serão leccionadas durante os quatro meses, ficou estipulado que a da Inglês e Informática (Excel) iniciará em Janeiro e a de Gestão de Projectos e Criação de Pequenos Negócios, em princípio iniciará no mês de Fevereiro.
Quanto as Actividades Culturais, o primeiro será executado no dia 20 de Janeiro em comemoração do dia dos Heróis Nacionais, uma Tarde Cultural sugerida pela voluntária Julieta Lima ficando a mesma responsável pela sua execução, com assessoria do voluntário Elizandro Rocha.

Durante o mês de Fevereiro as actividades serão em torno do Carnaval.
Quanto ao mês de Março será efectuado uma actividade cultural em comemoração do dia da Mulher Cabo-verdiana, com as Associações lideradas pelas mulheres, voluntário do Corpo da Paz sediada em São Vicente e instituições que promovem as mesmas.
No mês de Abril será realizado um Intercâmbio/Campo de Formação e uma palestra sobre a Saúde e o Desporto em comemoração do dia Mundial da Saúde (7 de Abril).

Formações

Actividades Culturais

Voluntariado

Desporto

Educação para Cidadania

Comunicação

Inglês

Heróis Nacionais – Tarde Cultural

Doações de Sangue

Actividades desportivas – Lazareto

Debate sobre violência baseada no género

Jornal de parede - Julieta

Informática (Excel)

Carnaval

Formação de voluntariado em áreas específicas.

Jogos de praia

Delinquência

Blogue – Ailine

Gestão de Projectos e Criação de Pequenos Negócios

Comemoração do dia da Mulher Cabo-verdiana

Organização interna do CEJ-SV (elaboração de programa de voluntariado)

Caminhadas

Saúde e Desporto

Online - Pitbull

Intercâmbio/Campo de Formação

A reunião contou com a presença do Coordenador Manuel Fortes, da Psicóloga Maria do Carmo, com Helmer Fortes e com o Staff de Voluntários Tatiana Rocha, Aquilino Fortes, Ronizia Andrade, Elizandro Rocha, Julieta Lima, Andrew Williams, Rory e por nós que a secretariamos Ailine Fernandes e Viviane Lopes.

A reunião encerrou as 11horas.

0 comentários

Enviar um comentário