MagzNetwork

O Centro de Juventude de São Vicente organizou no passado Domingo, 17 de Outubro, uma caminhada a Santa Luzia de Terra. Essa actividade, inserida no plano de actividade do CEJ-SV, está dentro de um conjunto de iniciativas de grupo que tem por objectivo a promoção de actos saudáveis na camada jovem, incentivo a prática de desporto, promoção de um meio de informação e formação em questões ligadas ao ambiente, as doenças sexualmente transmissíveis, droga e métodos contraceptivos e valorização do património natural Cabo-verdiano.

Essa caminhada iniciou-se com a partida da pracinha do liceu velho, num autocarro pelas sete e meia da manhã. O grupo, não muito numeroso, munia-se de água, comida, sapatos confortáveis e chapéu visto que a caminhada iria ser longa e dura. O grupo era constituído de jovens voluntários do CEJ-SV, de jovens de diversas associações juvenis da ilha e pelo Coordenador do CEJ-SV.

A próxima paragem seria no Centro Comunitário de Ribeira de Calhau. A chegada foi pelas nove horas e, prontamente, o grupo pôs-se em marcha na subida da primeira colina do percurso. A animação era tanta que o pessoal não se sentia o cansaço individual. A paisagem também ajudou muito, visto que se estava no final da época das chuvas, os montes e vales se encontravam todos verdejantes. O ar puro, a diversidade de plantas e o cheiro a terra molhada, maravilhava o grupo que não poupava elogios ao local e o poder da chuva.

O caminho foi duro, mas a animação foi mais forte. Com as últimas chuvas, muitas pedras foram arrancadas do local e os caminhos outrora prefeitos pelo homem estavam completamente danificados, o que atrasou a chegada lá pelas 9.30 da manhã. Ao chegar, no caso dos novatos, a beleza era tanta que não souberam explicar. A princípio foi tomado como ponto de descanso a sombra de uma velha amendoeira que perfazia um ambiente acolhedor.

Para os mais destemidos, ainda havia mais que subir. Continuaram a subir a ladeira acima até o sopé da montanha onde a água brotava-se debaixo das rochas e que alimentava as plantas locais, muitas delas endémicas de Cabo Verde. Um momento de pausa seguiu-se para repor as energias e trocar experiências. Neste falou-se de tudo: política, juventude, Cabo Verde, situação económica e social de São Vicente, etc. O momento inspirava a liberdade, a paz e melhor ainda o sossego e a tranquilidade.

De volta ao ponto mais abaixo, onde se situava o resto da equipa, houve o momento de pausa para o almoço e para algumas brincadeiras. Este foi a hora das dinâmicas de grupo na qual mostrou uma grande aderência pelos membros. Os Jogos a “Verdade da mentira” e o “Quem quer ser voluntário” foram os que mais animaram o pessoal. Estes tiveram como objectivo aumentar o conhecimento dos jovens em matéria de cultura geral relacionada com Cabo Verde, Centro de Juventude de São Vicente, ambiente, DSTs, métodos contraceptivos e droga.

No final, pelas 13 horas, iniciou-se a viagem de volta. O percurso foi o mesmo e somente teve pausa quando se chegou ao Centro Comunitário da Ribeira de Calhau. O descanso com duração de mais ou menos de meia hora, serviu para aguardar a chegada dos mais atrasados, do autocarro e para se deliciar com algumas músicas tradicionais tendo como vocalista principal o Valdir, voluntário do CEJ-SV.

O balanço final da actividade foi positivo, segundo o Coordenador do CEJ-SV e dos voluntários presentes. Ficou ainda a promessa de repetir a dose, não somente para Santa Luzia de Terra mas também para outras localidades rurais da ilha.

0 comentários

Enviar um comentário