MagzNetwork

Feira das Profissões

Publicada por CEJ-SV | 08:27 | | 0 comentários »

Durante os dias 18 e 19 de Abril, São Vicente foi o palco da 1ª Feira de Profissões da ilha, no pavilhão da FIC, organizada pelos Gabinetes de Orientação Vocacional, Escolar e Profissional das Escolas Secundárias da ilha de São Vicente, tendo como principal parceiro o Centro de Juventude de São Vicente.

A Feira das Profissões, conseguiu abranger um leque de Cinquenta Profissionais, desde de formações profissionais, médio/ superior, das diferentes áreas de formação, e ainda contou com a presença das Instituições Públicas e Privadas que promovem Formações Profissionais e/ou Médio Superior na ilha, divulgando as oportunidades de formação que oferecem aos estudantes.

Os alunos tiveram a oportunidade de observarem uma demonstração dos Bombeiros da ASA, bem como projecções, manusear alguns matérias de trabalho de alguns profissionais e a boa disposição e espírito de entrega dos profissionais que participaram activamente na feira.

O Centro de Juventude de São Vicente, esteve envolvido na feira, durante os dois dias como o principal parceiro dessa iniciativa, disponibilizava de um Stand, trabalhando na sensibilização enquanto entidade que promove formações profissionais e que dispõe de um Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional e Profissional, bem como na divulgação dos outros serviços que oferece aos utentes, nomeadamente na divulgação do programa Cartão Jovem, o programa de voluntariado, Sensibilização na área da Saúde Pública, enquanto espaço de Oportunidades, Orientação e Direcção dos jovens São - Vicentinos.


Os alunos das escolas secundárias aderiram ao evento em massa, demostrando satisfação pela iniciativa e pela oportunidade de esclarecerem suas dúvidas, orientações, oportunidade essa que dificilmente se consegue ter sem a realização de uma feira dessa natureza.

Por isso podemos afirmar com convicção que os objectivos foram alcançados na íntegra e que conseguimos levar os alunos a informar, reflectir e a tomar uma decisão consciente e individual acerca das áreas a seguirem ou curso/formações.

Contextualização da Feira de Profissões:

É um espaço onde o aluno poderá, encontrar representado, as diversas profissões existentes no mercado de trabalho.

Objectivos gerais da Feira de Profissões:

Dar os alunos a conhecer as diversas profissões e o mercado de trabalho.

Objectivos específicos:

Informar sobre as profissões;

Informar sobre o mercado de trabalho;

Permitir um contacto mais próximo com profissionais de diferentes áreas;

Ajudar os alunos no processo de escolha; sensibilizar os pais e Encarregados de Educação a envolverem-se no processo de escolha e tomada de decisão dos filhos, relativamente às Vias/áreas de ensino/curso.

Público-alvo:

Os alunos das Escolas Secundárias;

Pais Encarregados de Educação;

Professores

Sociedade no geral

0 comentários

Enviar um comentário