MagzNetwork

No dia 12/02/2011 o Centro de Juventude e a Liga Das Associações Juvenis de São Vicente promoveram uma Conversa Aberta sobre uma Boa Alimentação Saudável gerida pela Nutricionista Alzerinda.
Ela começou por dar a definição de nutrição e falou-se da importância da alimentação saudável e equilibrada. E também apresentou-nos a pirâmide alimentar a que devemos seguir para ter uma boa alimentação:
De seguida ela falou de três passos importantes para uma boa alimentação onde:
Primeiro passo é comprar e seleccionar bem os alimentos elaborando o cardápio da semana; antes de sair ás compras verificar o que realmente falta em sua despensa e geladeira e de seguida fazer uma lista das que faltam.
Segundo passo é armazenar correctamente os alimentos, pois muitas pessoas ignoram este passo e isso é muito prejudicial a saúde.
Terceiro passo é saber utilizar integralmente os alimentos pois o aproveitamento integral dos alimentos é super prático, barato e muito nutritivo e é uma pena que seja pouco praticado devido ao desconhecimento, preconceito e falta de hábito.

Ela deu algumas dicas de como aproveitar os alimentos porque ao utilizarmos hortaliças e frutas e jogarmos fora suas cascas, talhos e sementes, estamos a desperdiçar uma alta concentração de nutrientes importantes para a saúde.
De seguida está um Quadro de nutrientes das partes não convencionados dos alimentos:
Por último a nutricionista deixou algumas recomendações para uma boa alimentação:
• - Toda refeição deve ser preparada com alimentos variados e bem colorida;
• Não pule refeições. Se alimente 5 a 6 vezes ao dia;
• Escolha alimentos saudáveis nos lanches. Dê preferência às frutas, sucos, leite, iogurtes, sanduíches naturais e cereais integrais;
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Realize suas refeições em local tranqüilo longe da televisão;
• Beba bastante líquidos, de preferência água, contudo, evite consumir durante a refeição;
E também algumas dicas para evitar perdas de nutrientes:
• As frutas, verduras e legumes devem ser consumidos sempre que possível crus;
• Cozinhe os legumes inteiros, com casca e com pouca água para diminuir as perdas de nutrientes, e sempre que possível utilize a água para o preparo de arroz, sopas ou molhos;
• Coloque as hortaliças para cozinhar em água fervendo, assim o alimento cozinhará mais rápido evitando a perda de nutrientes.
• Para hortaliças duras devemos usar o método de cocção sob pressão, pois é mais rápido evitando perdas nutritivas;
Enfim a palestra foi boa e muito educativa e ouve a participação de todos presentes e nos resta dizer que “O ALIMENTO É FONTE DE VIDA, ENTÃO VIVA”.

0 comentários

Enviar um comentário